Em 14 de maio de 1954, Papucaia teve o seu primeiro imigrante japonês, o Sr. Naotaru Kawae, com a implantação do loteamento da INDA - Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário. No final da década de 60, mais de 80 famílias residiam em Papucaia.
Em 1964, na ocasião das festividades de 10 anos da imigração, já cansados de sofrer com as más condições das estradas e pontes, o então presidente da colônia, Sr. Kootaro Ikemoto, convidou o Governador do Estado do Rio, Paulo Francisco Torres e o Consul Geral do Japão para expor os problemas que ocorriam na região. O governador atendeu os principais pleitos, construindo a ponte no Rio Macacu e calçando ruas e estradas.
Papucaia foi a região que mais produziu de tomates no Estado do Rio de Janeiro na década de 60 a 70. Com as mudanças das condições do terreno, o cultivo foi mudando para quiabo, vagem, pimentão e berinjela. Na década de 80 foi a vez do aipim, milho verde e goiaba, mantendo essas culturas até os dias de hoje.
O Esporte Clube Agrícola de Papucaia, sob a direção do seu presidente Kootaro Ikemoto, incentivou a prática de esportes, principalmente o atletismo, modalidade em que liderou por mais de 7 anos em provas de 100m, 200m, 400m, 800m e 1.500m. Além disso, Papucaia tinha uma grande equipe de Sumô.
Atualmente o Clube é dirigido por Suketoshi Beppu, que vem buscando manter as tradições e os costumes dos japoneses.
Em 2018 a Associação conta com cerca de 60 famílias associadas e cerca de 300 famílias residem em Papucaia.
Acompanhe a página da Colônia de Papucaia clicando aqui