A imigração iniciou em 1908, como uma nova fonte de mão-de-obra, carregaram o sonho de conquistar uma vida melhor, enriquecer e retornar a sua terra natal.
Um grande exemplo de patriotismo lutando para manter sempre vivos os costumes, a tradição e a linguagem. O Teresópolis Nikkei Club é uma herança de toda essa trajetória.
Na década de 40, foi fundada a primeira Colônia com o nome de Associação Japonesa de Teresópolis, tendo como presidente, Sr. Toshio Nakagawa, o &ldquoRei do Ponkan&rdquo do Estado do Rio.
Na gestão do Sr. Kenji Shimizu, em um terreno na Serra do Capim com o comodato de 10 anos do Sr. Toshimitsu Goshi, foi construída uma sede em alvenaria, e o nome mudou para Teresópolis Bunka Clube.
Em 1985, com o então Presidente Sr. Mitsuaki Moriyama, o clube mudou novamente de nome passando a se chamar Teresópolis Nikkei Club.
Ao reassumir, Sr. Kenji Shimizu teve importante participação na construção da Escola no Município, o qual deu o nome de Satura, nomeada escola irmã com a Escola Akasaka do Japão, onde mantinha intercâmbio.
Em 1994, na gestão do Sr. Mitsuaki Moriyama foi comprado o terreno que hoje é a atual Sede. Em 1999, iniciou-se a construção sob o comando do então presidente Sr. Massaki Shitomi e teve sua inauguração em 30 de julho de 2000.
Em 2018 Associação tem 55 famílias associados, e a cidade de Teresópolis tem cerca de 650 japoneses e descendentes residentes.