RECEPÇÃO AS SUAS ALTEZAS IMPERIAIS O IMPERADOR AKIHITO E IMPERATRIZ MICHIKO
No dia 8 de junho de 1997, de manhã, os representantes das 4 entidades: Kazushi Sugahara Presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Ossumi Presidente da Câmara de Comercio e Industria Japonesa do Rio de Janeiro, Ohnuki Vice Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão e Akio Miyamoto Presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, estiveram presentes na Base Militar do Aeroporto Internacional do Galeão e recepcionaram com boas vindas as Suas Majestades Imperador Akihito e Imperatriz Michiko.
No mesmo dia à tarde a comunidade nipo-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação do Sr. Kazushi Sugahara, promoveu a cerimônia de recepção as Suas Majestades Imperador Akihito e Imperatriz Michiko, no salão nobre do Palácio da Cidade da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Às 15:00 horas em ponto chegaram ao Palácio da Cidade o Casal Imperial e sua comitiva, onde foram recepcionados por cerca de 80 alunos da Escola Japonesa e da Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro que tremulavam as bandeiras do Japão e do Brasil.
Ciceroneado pelo Sr. Kazushi Sugahara, Presidente da Comissão de Eventos Comemorativos, o casal seguiu ao recinto onde os aguardavam cerca de 600 pessoas, nos 3 salões do Palácio.
Abrindo a Sessão, o Sr. Kazushi Sugahara deu saudações de boas-vindas ao Casal Imperial.
Palavras do Presidente da Comissão Kazushi Sugahara
&ldquoÀs Suas Majestades Imperador Akihito e Imperatriz Michiko, apresento-lhes boas-vindas ao Rio de Janeiro. Todos nós, das sociedades Nikkeis e japoneses, do Estado do Rio de Janeiro recebemos Vossas Majestades, com coração emocionado.
Estávamos aguardando sua visita de hoje ao Rio de Janeiro com grande saudade, pois já tínhamos recebido Vossa Majestade como Príncipe Herdeiro em 1967. Agradecemos pela gentileza de Vossa Majestade que apesar do programa intenso tiveram tempo para visitar-nos.
Para nós que vivemos aqui, além de nos esforçarmos por nossos sucessos, precisamos que o Japão, nossa Pátria, seja forte e seja respeitada pelos outros países do mundo. Rogamos que o Japão continue dando para nós o sonho e a esperança no futuro
A sociedade nipo-brasileira comemorará, em 1998, 90º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil. Os Nikkeis já avançam de nissei para Sansei e Yonsei. Eles estão apresentando atividades em diversos ramos na sociedade brasileira. Grande número de Nissei e Sansei trabalham como líder em importantes posições dentro da sociedade brasileira.
Esta visita de Vossa Majestade ao Brasil contribuirá certamente para levar aos brasileiros a imagem ainda melhor sobre as atividades desses Nikkeis. Temos certeza de que a sociedade nipo-brasileira vá crescendo fortemente em direção ao século 21.
Todos nós, japoneses e nikkeis do Rio de Janeiro, com a emoção no peito desta visita de Vossa Majestade, afirmamos decididamente para nos esforçar ainda mais em prol do desenvolvimento de amizade no relacionamento entre o Brasil e o Japão.
Que Vossas Majestades estejam sempre com boa saúde e gostaríamos de ter outra vez suas visitas a esta terra no futuro próximo, para observar os frutos dos nossos esforços. Isso será uma alegria sem igual.
Desejando prosperidades as Suas Majestades Imperiais, termino aqui nossos cumprimentos de recepção.&rdquo
A seguir, dois alunos da Escola Modelo, um menino e uma menina, ambos Yonseis, orientados pela Meiry Miyamoto, entregaram um buquê de flores a Imperatriz Michiko. Após os cumprimentos de 4 representantes idosos, Sua Majestade Imperatriz foi homenageada por uma apresentação de um poema de sua autoria musicado e cantado pelo coral do Instituto Cultural Brasil-Japão.
Saudações da Sua Majestade Imperador Akihito
&ldquoTenho a grande satisfação de encontrar com os senhores nesta ocasião da nossa visita ao Rio de Janeiro, depois de 30 anos da minha primeira visita.
Agradeço pelas palavras do Sr. Presidente da Comissão de Recepção que acabei de ouvir. Eu me lembro muito bem da minha visita ao Rio de Janeiro, há 30 anos, especialmente a Colônia de Funchal, onde vi as pessoas vivendo numa situação severa, sem energia elétrica, dos primeiros anos da implantação da Colônia.
Nesta terra, os Senhores trabalharam em diversos campos, ora nas implantações de lavoura, ora em estabelecimentos das empresas nipônicas, esforçando muito e vencendo dificuldades. Hoje, congratulo-me com orgulho de que os Senhores se integraram bem na sociedade brasileira, trabalhando em prol do desenvolvimento deste Estado.
Desde 1968, existe o enlace de irmandade entre a cidade do Rio de Janeiro e a de Kobe. Tive conhecimento de que foram realizados diversos eventos festivos em 1995, ano que comemorava Centenário da diplomacia entre Brasil e o Japão.
E no mesmo ano ocorreu o grande terremoto de HANSHIN-AWAJI, e eu soube que recebemos prontamente apoios calorosos do Rio de Janeiro. Nesta oportunidade quero apresentar meus profundos agradecimentos por este feito as sociedades nipo-brasileiras e aos cidadãos do Rio de Janeiro.
E meu desejo que todos os senhores passem bem de saúde e contribuam para o desenvolvimento do Brasil e se esforcem ainda melhor no intercâmbio entre Brasil e o Japão.&rdquo
Após o seu discurso, o Casal Imperial, ambos sempre sorridentes, percorreu pelos três salões, conversando com alguns dos presentes.
Todos puderam vê-los de perto e não raro viam lágrimas, principalmente, no rosto das pessoas idosas.
Após passarem pelos salões saíram para a sacada do Palácio, onde assistiram e aplaudiram ao Show de Samba apresentada pela Escola de Samba Unidos do Viradouro, Campeã do Grupo Especial de 1997.
Às 15:45, desceram para embarcarem no carro, porém antes, conversaram com algumas crianças da Escola Japonesa e deixaram o Palácio aos gritos de Banzai.
Na oportunidade a comunidade Nipo-Brasileira presenteou ao Casal dois livros, sendo um sobre borboletas (Butterflies Beauty and Behavior of Brazil).
 
RECEPÇÃO DO GOVERNADOR ÀS SUAS MAJESTADES IMPERIAIS
No mesmo dia as Suas Majestades Imperador Akihito e Imperatriz Michiko foram recepcionadas pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro no Palácio das Laranjeiras. Na ocasião foram convidadas diversas personalidades da comunidade nipo-brasileira e dentre elas a cineasta Tizuka Yamazaki acompanhada de sua Avó Titoe Akiyoshi de 90 anos.
 
 
VISITA DAS SUAS MAJESTADES IMPERIAIS A OUTRAS LOCALIDADES
As Suas Majestades Imperador Akihito e Imperatriz Michiko visitaram o Jardim Japonês, no Jardim Botânico, inaugurado em 1995 pela Sua Alteza Imperial Princesa Sayako e puderam verificar o crescimento do Ipê amarelo plantado pela própria filha.
No dia seguinte as Suas Majestades Imperiais visitaram o Centro Municipal de Atendimento Social Integrado AYRTON SENNA localizado em Vila Isabel, recepcionados pelo Sr. Luiz Paulo Conde Prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião fizeram uma doação particular e desse local, o Casal Imperial se dirigiram à Base Militar do Aeroporto do Galeão com destino à Argentina.